Destaque o seu curriculum vitae

Até hoje, a tendência dos CV enviados por correio eletrónico a vários recrutadores tem crescido exponencialmente, passando pelo currículo online, currículo em infografia, em vídeo e multicor. No entanto, desde 2014 tem vindo a crescer uma nova tendência na forma como candidatos e recrutadores interagem e recolhem informação e esta passa por alojar o currículo nas diversas plataformas online e em redes sociais dedicadas à procura e oferta de emprego. O Linkedin e o Facebook são obviamente os cartões-de-visita mais usuais e que podem servir como uma poderosa ferramenta na construção de uma boa imagem profissional.

Aposte nesta tendência e siga os nossos conselhos para destacar o seu CV.

1. Facilite o acesso à informação.

Atualmente, vários estudos demonstram que quem aposta na divulgação do seu currículo em redes sociais e plataformas especializadas, tem mais hipóteses de ser encontrado por um profissional de recrutamento. Divulgue os links ou os acessos ao seu CV nas várias plataformas e vai confirmar que isso lhe trará vantagens. Se é um profissional da área da educação/formação, comece já por criar o seu perfil profissional online na plataforma ClickProfessor e siga as nossas dicas.

2. Faça um currículo breve.

Num CV o que mais importa é uma boa estruturação que inclua o seu percurso académico e profissional detalhado, não ultrapassando, preferencialmente, as duas páginas. E não se esqueça, o layout deve ser claro e acessível.

3. Adapte o formato do seu currículo

Os currículos não devem ser todos iguais. Adapte o seu à medida das suas expectativas. Se ainda se encontra numa fase inicial de carreira aposte num currículo mais visual, combinando imagens, infografias, vídeos e gráficos. Se pretende evoluir no seu percurso ou regressar ao mercado de trabalho, desenvolva um currículo funcional e cronológico (mais comumente usado como modelo europeu).

4. Crie diferentes versões do mesmo currículo

Ainda que o cargo a que habitualmente se candidata possa ser sempre o mesmo, as funções poderão já não ser e neste sentido é importante que crie diferentes versões do seu currículo. Desta forma poderá enquadra-se melhor nos requisitos do anúncio e valorizar as suas várias aptidões, caso a caso.

5. Aposte (ou não) num currículo original.

Tudo depende da sua área profissional e do tipo de oferta a que se candidata. Se tem experiência numa área mais criativa e o cargo a que se candidata requer alguma imaginação e criatividade, então aposte num currículo que demonstre essas capacidades. Caso contrário, não arrisque. O que os recrutadores realmente querem ver no seu currículo são as informações relativas ao seu percurso profissional e académico da forma mais clara, racional e concisa possível.

6. O que não pode faltar num bom currículo.

De uma forma resumida, encontram-se aqui os pontos fulcrais para que possa criar um currículo de sucesso, mas tenha em atenção que o que não pode faltar mesmo é uma boa estruturação e informação coerentes. Estes dois aspetos irão ser preponderantes no modo como quer que a sua mensagem seja transmitida.

 

Ana Oliveira – ClickProfessor

0 Comentários

Envie uma Resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*

CONTATE-NOS

Envie-nos uma mensagem, seremos breves na resposta.

Enviando

©2017 ClickProfessor - Comunidade e Diretório Nacional de Professores

ou

Fazer login com suas credenciais

ou    

Esqueceu sua senha?

ou

Create Account