Objetivos
- Conhecer as funcionalidades do GeoGebra e as suas aplicações no estudo da Geometria, da Álgebra e das Funções;
- Identificar as áreas do Programa de Matemática em que a utilização do GeoGebra permite uma abordagem vantajosa (em termos de eficiência, motivação, gestão curricular);
- Elaborar recursos educativos, em ambiente de geometria dinâmica, integrados curricularmente;
- Explorar o GeoGebra tube;
- Incentivar hábitos de trabalho em que pontifiquem a reflexão metódica com abertura crítica à inovação e à mudança;
- Partilhar a reflexão, os materiais, os projetos e as experiências nos seus contextos de trabalho;
- Criar dinâmicas de trabalho entre os professores, com vista a um investimento continuado no ensino da Matemática;
- Promover a inclusão das aprendizagens resultantes do “Curso de Formação” nas práticas docentes.
Metodologias
Numa fase inicial enquadrar-se-á o uso de software educativo numa aprendizagem construtivista, fundamentada pelos Programas Educativos e que potencializam o Ensino/Aprendizagem. Após esta abordagem, os formandos serão confrontados com uma perspetiva prática, de exploração de software, sempre contextualizadas com suporte teórico.
As atividades deste curso inspiram-se em pressupostos que tendem a aproximar-se de metodologias do âmbito da Problem Based Learning ou Aprendizagem Baseada em Problemas, que consiste, genericamente, em confrontar os professores com desafios para os quais devem, em primeiro lugar, refletir sobre as problemáticas suscitadas pelo quotidiano da missão do docente e, depois, de forma colaborativa, encontrarem em conjunto soluções significativas para dotar de competências essenciais para enfrentarem o futuro cada vez mais digital.
Formadora
Formadora de Matemática e Tecnologias