Descrição
Objetivos
- Promover a criticidade, sobretudo através da indagação individual e colaborativa dos contextos e práticas de formação/supervisão/ensino;
- Favorecer um envolvimento proactivo dos formandos, nomeadamente no que concerne à participação em processos de (re)construção do conhecimento e da regulação das práticas de formação de professores;
- Promover a motivação dos formandos para um aprofundamento das aprendizagens no campo da supervisão pedagógica, nomeadamente face à sua dimensão estratégica.
Formadora
Sandra Fernandes é formadora de Desenvolvimento Profissional Docente. É professora de Inglês desde 1996 e Mestre em Educação na Especialidade de Supervisão Pedagógica pela Universidade do Minho. Encontra-se a concluir Doutoramento na área de Supervisão Pedagógica também na Universidade do Minho. Foi assistente Convidada no Instituto de Educação e Psicologia da Universidade do Minho durante cinco anos. Atualmente leciona Inglês no ensino básico e secundário e é docente de várias Unidades Curriculares no Instituto Politécnico de Viana do Castelo. É membro do Grupo de Trabalho Pedagogia para a Autonomia (GT-PA), Universidade do Minho, e da Rede Nacional de Educadores para a Cidadania Global (Rede ECG) na qual integra a equipa de avaliação da rede.