Formação e-Learning para Professores: Perguntas Frequentes

 

1. O que é formação e-learning?

E-learning do inglês electronic learning, significa aprendizagem ou ensino eletrónico e corresponde a um modelo de ensino não presencial realizado através de meios tecnológicos, como o computador ou o tablet. Atualmente, este modelo de ensino/aprendizagem baseia-se no ambiente online, aproveitando os recursos da Internet para a comunicação entre docente-aluno ou formador-formando e para a distribuição de conteúdos.

O ensino através do e-learning pode ser síncrono ou assíncrono. O ensino síncrono acontece quando o formador e os formandos se encontram numa sessão online em simultâneo, num horário comum para ambos, como por exemplo, através de uma sala de conversação virtual (chat, videoconferência ou webconferência). No ensino assíncrono, o formador e os formandos não estão numa sessão online em simultâneo, o que significa que o formador responde a dúvidas e participa em discussões em momentos diferentes dos dos formandos. Exemplos de recursos assíncronos são o e-mail e os fóruns.

As vantagens desta nova forma de aprendizagem são inúmeras, entre elas destacam-se:

– A facilidade de acesso e flexibilidade de horários;

– A adequação do ritmo de aprendizagem que pode ser definido pelo próprio formando;

– A redução de custos quando comparado com a formação convencional (nomeadamente recursos logísticos com deslocação, alimentação, etc…);

– A disponibilidade permanente dos conteúdos da formação;

– A facilidade de cobertura de públicos geograficamente dispersos;

– A interação entre grupos distintos de profissionais da mesma área..

2. Qual a diferença entre e-learning e b-learning?

O b-learning ou blended learning (ensino misto ou combinado) é um derivado do e-learning e refere-se a um sistema de formação onde parte dos conteúdos é transmitido à distância, através da Internet, mas inclui sessões presenciais que normalmente ocorrem no início e no fim da formação ou a meio dela.

A grande diferença entre e-learning e b-learning é que o e-learning funciona totalmente à distância, enquanto que o b-learning funciona não só à distância como também presencialmente.

3. O que é o Moodle?

MOODLE é o acrónimo de “Modular Object-Oriented Dynamic Learning Environment”, um software livre, de apoio à aprendizagem executado num ambiente virtual e é o sistema de ensino à distância utilizado pela ClickProfessor.

A plataforma permite a organização e transmissão de conteúdos de apoio às aulas, possibilitando contribuir para um padrão de excelência, quer no sistema presencial, quer no sistema à distância.

4. O que é o CCPFC?

A grande maioria das ações de formação promovidas pela ClickProfessor são acreditadas pelo CCPFC. Esta é uma entidade pública designada por Conselho Científico-Pedagógico de Formação Contínua que é regulada pelo Ministério da Educação. Ao CCPFC compete, entre outros, proceder à acreditação das ações de formação contínua de Professores e acompanhar o processo de avaliação do sistema de formação contínua. Consulte aqui a Legislação.

5. O que são ações acreditadas pelo CCPFC?

As formações acreditadas pelo CCPFC são ações devidamente aceites e aprovadas pelo Concelho Científico-Pedagógico de Formação Contínua, estando aptas a serem concretizadas por um período máximo de 2 anos, através dos vários centros de formação protocolados e as suas entidades parceiras.

Todas as ações acreditadas pelo CCPFC oferecem um numero de créditos correspondente ao número de horas da formação. Por exemplo, usualmente, uma ação de formação de 15 horas corresponde a 0,6 créditos e uma ação de formação de 25 horas corresponde a 1 crédito. Estes créditos permitem aos professores dos grupos de recrutamento a que são destinadas estas formações, progredir na carreira Docente.

6. É necessário algum requisito especial para frequentar estas ações?

Cada ação de formação pode implicar um ou vários requisitos especiais, no entanto esses requisitos são explicitados na descrição de cada curso promovido pela ClickProfessor. Na maioria dos casos, as formações divulgadas pela ClickProfessor não requerem qualquer requisito especial, para além do acesso regular a um computador com internet (no caso das formações realizadas em formato e-learning ou b-learning).

7. Quais são as mais valias?

A formação contínua de Professores permite que os Professores se atualizem e, simultaneamente, melhorem a sua prática docente e o seu desempenho profissional. É necessário que os docentes estejam em constante processo de formação, procurando adequarem-se à realidade atual do ensino, fazendo das suas aulas um espaço de transformação capaz de produzir conhecimento através da reflexão crítica. A formação de Professores é um veículo capaz de mobilizar os saberes da teoria da educação, permitindo que compreendam e desenvolvam  novas competências e habilidades necessárias para a investigação da sua própria atividade.


Ana Oliveira

Administradora ClickProfessor

0 Comentários

Envie uma Resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*

CONTATE-NOS

Envie-nos uma mensagem, seremos breves na resposta.

Enviando

©2017 ClickProfessor - Comunidade e Diretório Nacional de Professores

ou

Fazer login com suas credenciais

ou    

Esqueceu sua senha?

ou

Create Account