Regresso às aulas… também para os Professores!

No regresso às aulas o tempo é de ansiedade e expetativa, tanto para alunos como para professores. Iniciar o ano letivo com o pé direito, requer muita paciência e alguma preparação, mas nada que um bom plano não resolva!

Geralmente, nós professores, somos bem conhecidos pela nossa capacidade de planeamento e organização de aulas, que nos ajuda a garantir que cada momento na sala é dedicado a manter os alunos ativos e, sobretudo, envolvidos na matéria. No entanto, o segredo do sucesso escolar não é apenas saber organizar um bom plano A, mas também um bom plano B ou C – estar preparado para cada ocasião, nunca é demais quando se trata de lecionar uma boa aula. Para ajudar, aqui estão algumas estratégias que pode usar para se preparar e entrar no ritmo de um novo ano letivo.

 

  1. Crie uma checklist de regresso às aulas

 

Esta lista irá ajudá -lo(a) a identificar todas as suas responsabilidades na sala de aula e a repensar em todos os detalhes envolvidos antes do tempo. Pode dividir a lista por áreas de importância, e incluir todos os aspetos essenciais para o regresso às aulas, tais como o material necessário, as atividades do 1º dia de aulas, a elaboração das regras de conduta da sala de aula, etc.. À medida que completa cada tarefa da lista, certifique-se de marcar um check.

 

  1. Obtenha todos os materiais necessários

Se é um novo professor ou se mudou de ciclo de ensino, é uma boa ideia entrar em contato com sua escola para saber que materiais ou recursos poderá usufruir. Tire proveito de tudo o que a escola poder fornecer, e em seguida, crie uma lista de todos os outros itens de que vai necessitar ao longo do ano. Se for o caso, este também é um bom momento para organizar as folhas de sumários, mapas de horas e outro tipo de documentos de suporte.

 

  1. Crie as suas regras de conduta da sala de aula

 

Esta é um dos pontos fortes para estabelecer uma boa gestão de sala de aula. No entanto, em vez de apenas ditar um conjunto de regras no primeiro dia, experimente incentivar os seus alunos a criarem estas regras coletivamente. Várias pesquisas demonstram que quando os alunos se envolvem na elaboração das regras, tendem a segui-las de forma mais natural e eficaz.

 

  1. Crie uma página web para partilhar com os seus alunos

 

Criar uma página web “user-friendly” (ou seja, WordPress, Blogspot, WIX, Moodle, etc) pode ser um importante passo para fazer chegar toda a informação que quer transmitir aos alunos e aos pais. Mantenha as funcionalidades da página acessíveis a todos, com um design simples e não se esqueça de incluir: contactos de email, tarefas a realizar fora da sala de aula, projetos e respetivas datas de entrega, calendarização de testes, normas e procedimentos e por fim imagens dos trabalhos, das visitas de estudo, de pesquisas, etc…

 

  1. Planifique e reveja as atividades para a primeira semana de aulas

 

O primeiro dia de aulas está repleto de nervosismo e excitação. Certifique-se de que tem as atividades asseguradas para a primeira semana de aulas, pois isto fará com que os alunos se sintam mais seguros e confortáveis e, por consequência, se adaptem mais facilmente às suas aulas. Além disso, reveja os planos de aula e certifique-se de criar “planos-extra”, caso surja algum imprevisto. Os primeiros dias vão ser essenciais para que possa avaliar o ritmo dos seus alunos e caso aconteça terminarem antes do tempo, é melhor ter prontas outras atividades.

 

  1. Criar e enviar para casa uma carta de boas vindas

 

Esta ideia pode ajudá-lo(a) a criar uma relação de confiança com os alunos e os encarregados de educação. Envie a carta de boas-vindas aos alunos e inclua nela algumas Informações sobre si, o que os alunos podem esperar nos primeiros dias de escola, os recursos necessários para as suas aulas, as políticas escolares e as regras de sala de aula, bem como a forma como os pais podem entrar em contacto consigo.

 

  1. Estabeleça um sistema de comunicação com os pais

 

É crucial fornecer aos pais um canal de comunicação para entrarem em contacto sempre que necessário. Ao fazer isso, ganhará vantagens ao estabelecer um relacionamento próximo com os pais e ao construir uma parceria sólida que se manterá durante todo o ano letivo.

 

Lembre-se, o segredo para um bom início do novo ano letivo está nos detalhes.

É Professor e está-se a preparar para o novo ano lectivo? Tem alguma dica que gostaria de partilhar? Sinta-se livre para comentar na secção abaixo. Gostaríamos de ouvir as suas ideias.

Votos de um excelente ano letivo!

Ana Oliveira – ClickProfessor

0 Comentários

Envie uma Resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*

CONTATE-NOS

Envie-nos uma mensagem, seremos breves na resposta.

Enviando

©2017 ClickProfessor - Comunidade e Diretório Nacional de Professores

ou

Fazer login com suas credenciais

ou    

Esqueceu sua senha?

ou

Create Account