Ser professor é a melhor profissão do mundo!

Ser Professor é a melhor profissão do mundo!

Por vezes os bons professores desistem. Ensinar é uma tarefa extremamente exigente, que pode, em alguns casos, ser emocionalmente desgastante.

Ainda assim, ser um bom professor é acreditar que apesar de todos os sacrifícios, o resultado do trabalho será sempre compensatório e por isso podemos dizer que ser professor é a melhor profissão do mundo! Aqui estão 7 razões que explicam porquê:

  1. O potencial de transformar vidas – Todos os professores já tiveram (ou terão) a oportunidade de ajudar de alguma forma os seus alunos, seja a nível escolar ou a nível emocional ou até mesmo a nível pessoal e certamente que essa ajuda terá o potencial de alterar de forma permanente a vida desses alunos.
  2. Oferece a possibilidade de ser continuamente criativo – Ao longo do ano letivo os professores seguem um programa contendo as diretrizes da matéria a lecionar, no entanto nada impede que o professor não aplique a sua criatividade nas aulas, aliás, é fundamental que o faça pois existirão sempre inúmeras oportunidades para experimentar novas ideias.
  3. Permite aprender com os erros e melhorar – Hoje em dia os professores estão cada vez mais alerta da importância de se manterem atualizados na sua profissão, de forma a acompanharem a evolução do ensino e a aplicarem diferentes estratégias pedagógicas de aprendizagem. Não só a participação em formações de interesse para o desenvolvimento pessoal e profissional dos professores é importante para a melhoria do desempenho nas aulas, mas também a própria experiência das aulas e a interação com os colegas permite que os erros possam ser corrigidos mais facilmente. O crescimento é a base do ensino, tanto para alunos como para professores.
  4. É preciso ter vocação – Na maioria dos casos a remuneração dos professores não corresponde ao trabalho e à dedicação que estes investem ao longo de toda a sua carreira. Por isso a escolha desta profissão passa maioritariamente pela vocação e não pelo salário. Querer ensinar é sem dúvida ter uma vocação.
  5. Existe sempre alguma satisfação – Como dito no ponto anterior, ensinar é uma vocação. Poucas serão as pessoas que querem enveredar por esta carreira profissional sem terem uma vontade genuína de o fazer. Felizmente, na maioria dos casos, os professores são íntegros e verdadeiros, entregues à sua profissão. Não é este um ótimo aspeto em favor dos alunos? Apesar disto ensinar pode por vezes tornar-se extremamente frustrante e exaustivo, fazendo perder de vista as razões pelas quais esta profissão pode ser gratificante. Mas atendendo à realidade, os aspetos mais negativos de ser professor fazem parte do trabalho em si e por estranho que pareça, são também fundamentais para que haja crescimento. De alguma forma a compensação existe e acabará sempre por surgir de uma maneira ou de outra.
  6. É uma oportunidade para liderar o mundo do séc. XXI – Introduzir aos alunos novos conhecimentos, novas tecnologias, novas oportunidades pode ser verdadeiramente entusiasmante e revigorante. Os professores modernos são verdadeiros pioneiros na arte de ensinar a aprender e aprender a ensinar. Será graças à força de vontade dos professores que a pedagogia de hoje em dia, comparativamente à do passado, irá melhorar substancialmente. Envolver os alunos nas aulas e incutir-lhe a vontade de iniciativa conduz a uma aprendizagem mais frutífera. A criação de um ambiente de aprendizagem propício é uma oportunidade única para os professores e não existe sentimento mais gratificante do que este: Abrir as portas ao conhecimento.
  7. As crianças e os jovens. Por fim, as crianças e os jovens. São estes o futuro da nossa geração e um dos melhores motivos para afirmar que ser professor vale mesmo a pena.

Conclusão: Ser professor pode ser muitas vezes desgastante. Mas ser professor é ser um agente de mudança, algo que deve ser motivo de orgulho. Por estas e muitas outras razões, ser professor é e continuará a ser a melhor profissão do mundo!

Ana Oliveira – ClickProfessor

1 Comentário
  1. Foto de perfil de Paulo Vasco Pereira
    Paulo Vasco Pereira 7 meses atrás

    Gostei muito do texto. A partilhar e divulgar 😉

Envie uma Resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*

CONTATE-NOS

Envie-nos uma mensagem, seremos breves na resposta.

Enviando

©2017 ClickProfessor - Comunidade e Diretório Nacional de Professores

ou

Fazer login com suas credenciais

ou    

Esqueceu sua senha?

ou

Create Account