Uma t-shirt especial: estratégia da professora Cidália

Um gesto simples, que certamente passaria despercebido se não fosse a Anabela Magalhães publicar no seu blogue o que aconteceu hoje na sua escola. A professora Cidália, de Matemática, resolveu receber os seus alunos com uma mensagem muito peculiar estampada na sua t-shirt. Mais do que a mensagem em si, o que quero salientar é o interesse e dedicação desta professora para com os seus alunos. Não precisava de o fazer, mas fê-lo! E essa é a diferença entre ser um mero transmissor de conteúdos e um professor. Ser professor é ultrapassar a dimensão cognitiva do ensino, é entender que os alunos não são meros recetores, são indivíduos mutáveis nas suas motivações e interesses, curiosos quando espicaçados e dedicados quando reconhecem o seu professor como o Professor!

A professora Cidália com este pequeno gesto, criou os alicerces para ser tudo isso, pavimentou a estrada do sucesso e indicou o caminho. Aquela simples t-shirt tapou os buracos do preconceito e transmitiu a mensagem “sim, eu também percebo que é difícil, mas estou aqui para o que der e vier”.

A motivação de um aluno para determinada disciplina pode ser capturada com pequenos gestos, com pequenas palavras, basta querer e gostar muito de se ser professor. Num dia onde uma escola foi fechada, onde assistimos a uma competição a ver se este ME consegue ter menos professores com horário 0 que o seu antecessor, e o estranho caso de Bragança que novamente é notícia pelo elevado número de professores que pediram mobilidade por doença, escolho este momento para fechar a semana.

Há grandes professores que fazem muito mais do que a sua obrigação e a professora Cidália hoje, foi grande, muito grande. Sei que existem muitas “Cidálias” por aí, que mereciam muito mais consideração, respeito e reconhecimento. Mas eles, os alunos, esses não vão esquecer o dia que a professora se apresentou com uma t-shirt toda “catita” e lhes fez pensar que tudo é matemática e que tudo é história… Bem hajam!

 

Cedido por Com Regras, com autorização do autor Prof. Alexandre Henriques

0 Comentários

Envie uma Resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*

CONTATE-NOS

Envie-nos uma mensagem, seremos breves na resposta.

Enviando

©2017 ClickProfessor - Comunidade e Diretório Nacional de Professores

ou

Fazer login com suas credenciais

ou    

Esqueceu sua senha?

ou

Create Account