Descrição

Esta ação de formação de curta duração destina-se à renovação e atualização de conhecimentos no âmbito da montagem de um espetáculo musical (ou multidisciplinar), para professores que tenham que lidar com este tipo de atividade em espetáculos que façam parte de atividades escolares, ou clubes temáticos, passando por ciclos, temporadas ou festivais de música.

As temáticas abordadas cruzam assuntos de várias áreas do conhecimento, desde temáticas didáticas e pedagógicas, até noções de comunicação e gestão, passando pela legislação aplicável a espetáculos públicos (académicos ou não).

Objetivos

No final da ação de formação, os formandos serão capazes de:

1. Aplicar técnicas de preparação dos alunos para a apresentação pública em espetáculos musicais e/ou com música.

2. Organizar apresentações públicas musicais no âmbito escolar (e/ou extraescolar).

Formadores

Francesco Luciani é músico, compositor, professor e formador. É mestre em performance e em Ensino da Música pela Escola Superior de Música de Lisboa. A sua carreira de concertista divide-se entre a Europa, África e a América Latina.  Enquanto compositor tem vários livros e e-books publicados, sendo um dos compositores que colabora regularmente com a AVA Musical Editions. Entre os seus livros contam-se edições de pendor didático para guitarra clássica e transcrições para este instrumento de peças para guitarra solo e duos.  Tem igualmente editados os seus CD “Sonatas Ibéricas” e “J.S. Bach – Sonata/ Suite/ Partita”, ambos com a Editora Ovação. A sua atividade didática tem-no levado a lecionar em diversas escolas e conservatórios de música em Portugal e Itália, tendo já larga experiência na área de educação. Além das aulas, realiza masterclasses e cursos de aperfeiçoamento de guitarra clássica.

 

Alexandra Gomes é licenciada em ciências da comunicação pela Universidade Nova de Lisboa e mestre em empreendedorismo e gestão de PME pelo Instituto Politécnico de Portalegre. A sua formação académica e profissional proporcionou-lhe a oportunidade para exercer diferentes trabalhos e tarefas a nível profissional. Assim, tem trabalhado em áreas como o jornalismo, a consultoria, a produção de eventos e espetáculos e o turismo. Tem exercido principalmente a atividade de consultora, trabalhando em vários projetos ligados à gestão cultural com especial foco nas áreas ligadas à música erudita. Dessa sua atividade faz parte trabalhos de agenciamento, assessoria de comunicação e a gestão de projetos musicais. O seu mais recente trabalho publicado é o livro “O Negócio da Música Clássica em Portugal –Dicas para Músicos” (2015, Lisboa, AvA Musical Editions).

Acreditação

Ação de formação de curta duração, desenvolvida em parceria com o Centro de Formação da Associação Casa do Professor.

Datas

Início: 11 de novembro 2017    Fim: 19 de novembro 2017

Duração

5 horas

Parceria

Associação Casa do Professor

Modalidade

E-learning

Área de Formação

B – Prática pedagógica e didática na docência

Destinatários

Professores de todos os grupos de recrutamento

28€

 Público geral

23€

Associados Casa do Professor

CONTACTE-NOS

Envie-nos uma mensagem, seremos breves na resposta.

Sending

©2017 ClickProfessor - Diretório Nacional de Professores

or

Log in with your credentials

Forgot your details?