Descrição

As competências tecnológicas são cada vez mais vitais nos dias de hoje em todas as actividades e nos docentes em particular.

Numa sociedade da informação onde grande parte dos alunos convivem e lidam diariamente com as tecnologias, torna-se imperativo que a escola se mantenha actual.

Esta formação pretende trabalhar várias competências necessárias aos docentes de hoje.

Essas competências passam por dar aos docentes maiores conhecimentos técnicos a nível dos conceitos e ferramentas tecnológicas como o Moodle.

Adquirir conhecimentos quanto ao novo paradigma de e-learning, sendo esses conhecimentos aplicados quer numa perspetiva à distância, quer numa perspetiva presencial ou mista (b-learning).

Objetivos

Este curso tem como objectivo ajudar os formandos a criar, planificar, acompanhar e avaliar cursos através do regime de e-Learning (presencial ou distância) na perspectiva de e-Formador/e-Tutor promovendo o envolvimento, criatividade, motivação e aprendizagem, por parte dos seus e-alunos/e-formandos.

  • Capacitar os participantes a compreenderem as características muito próprias de um e-formador;
  • Compreender como adequar diferentes recursos tendo em conta as circunstâncias próprias e os contextos de e-learning;
  • Adquirir ou consolidar conhecimentos técnicos em termos da plataforma Moodle (a mais utilizada em contexto de escola e muito usada numa perspectiva de e-learning);
  • Conseguir compreender as mais-valias pedagógicas e didácticas que as novas tecnologias podem trazer para educação;
  • Dar a conhecer algumas ferramentas tecnológicas com diferentes características de forma a se adequarem as ferramentas certas ao contexto certo;
  • Proporcionar aos participantes a possibilidade de criação de vários recursos e a sua utilização em diversos contextos de e-learning.

Formador

João Mouro é licenciado em Ensino de Biologia e Geologia, desde o ano de 2007, pela Universidade Nova de Lisboa. Está neste momento como doutorando, em Ciências da Educação, desenvolvendo a sua tese na área das TIC. Desde cedo mostrou apetência para as tecnologias que em conjunto com o seu o curso fizeram com que se focasse na aplicação das mesmas ao serviço da educação. O seu percurso profissional tem estado muito ligado à Formação, quer de professores quer de formadores. Formação de e-Formadores, Formação em Prezi, QR Codes, Realidade Aumentada para Educação e Ferramentas da Cloud são algumas das formações criadas e orientadas por si para a utilização de novos instrumentos tecnológicos.
Mais recentemente, tem trabalhado no projecto “EVA – Escola Virtual Angolana”, onde além de desenvolver conteúdos, acumula com funções de coordenação e gestor/formador da equipa interna.

Acreditação

Esta ação de formação é acreditada pelo Conselho Científico-Pedagógico de Formação Contínua, em parceria com o Centro de Formação de Escolas Almadaforma, com 1 crédito para efeitos de progressão na carreira docente.

Datas

Início: 8 de janeiro 2018

Fim: 29 de janeiro 2018

Duração

25 horas

Parceria

AlmadaForma – Centro de Associação de Escolas do Concelho de Almada

Modalidade

E-learning

Área de Formação

G – Tecnologias da informação e comunicação

Destinatários

Professores de todos os grupos de recrutamento

75€

 Público geral

70€

Docentes do Agrup. de Escolas da Caparica

CONTACTE-NOS

Envie-nos uma mensagem, seremos breves na resposta.

Sending

©2017 ClickProfessor - Diretório Nacional de Professores

or

Log in with your credentials

Forgot your details?