Descrição

Este curso surge da crescente necessidade dos professores adquirirem a confiança e os conhecimentos necessários para integrarem alunos com Necessidades Educativas Especiais nas suas aulas. O processo de integração dos alunos com estatuto NEE, prevista na legislação portuguesa, deve abranger várias componentes educativas, incluindo um apoio direcionado dos docentes que os acompanham ao longo de todo o seu percurso escolar.

Objetivos

A falta de informação relativa às diferentes problemáticas que afetam os alunos com NEE, poderá ser colmatada através de um maior conhecimento acerca das principais causas que afetam a sua aprendizagem nas aulas.
Desta forma, são objetivos desta formação:

– Conhecer alternativas que possam contribuir para uma ambiente e uma escola mais inclusiva;
– Dar a conhecer as disposições legais respeitante aos alunos com NEE, consagradas na Legislação Portuguesa;
– Refletir acerca do que é um aluno com NEE;
– Compreender de que forma se deve gerir o processo de aprendizagem dos alunos com NEE;
– Adquirir estratégias para cada caso, com base na assimilação da importância de recorrer a uma pedagogia diferenciada;
– Oferecer um ambiente de aprendizagem motivador aos formandos, suportado pelas mais recentes tecnologias de apoio ao ensino, que estimule o debate em torno do tema da escola inclusiva na contemporaneidade.

Formadora

Giovana Pires é formadora e investigadora nas áreas da Diversidade, Inclusão, Educação Especial e Práticas Pedagógicas. Doutora em Educação na área de Formação de Professores (Instituto de Educação/Universidade de Lisboa. Mestre em Educação Especial com Pós-graduação nas áreas de Gestão da Formação (INEP/Lisboa) e Psicologia aplicada no ramo da Psicopedagogia (Universidade Federal do Ceará/Brasil). Licenciada em Educação de Infância com reconhecimento das habilitações profissionais pela Direção Geral de Administração Escolar (DGAE) e Escola Superior de Educação de Lisboa (ESEL).

Acreditação

Esta ação de formação é acreditada pelo Conselho Científico-Pedagógico de Formação Contínua, em parceria com o Centro de Formação de Escolas Almadaforma, com 0,6 créditos para efeitos de progressão na carreira docente (CCPFC/ACC-89548/17).

Datas

Início: 20 de novembro 2017    Fim: 4 de dezembro 2017

Duração

15 horas

Parceria

AlmadaForma – Centro de Associação de Escolas do Concelho de Almada

Modalidade

E-learning

Área de Formação

B – Ciências da Educação

Destinatários

Professores de todos os grupos de recrutamento

60€

 Público geral

55€

Docentes do Agrup. de Escolas da Caparica

CONTACTE-NOS

Envie-nos uma mensagem, seremos breves na resposta.

Sending

©2017 ClickProfessor - Diretório Nacional de Professores

or

Log in with your credentials

Forgot your details?