Objetivos

  • Distinguir as principais características associadas às dificuldades de aprendizagem específicas;
  • Concetualizar a problemática das dificuldades de aprendizagem específicas nas suas dimensões preventiva, educativa e reeducativa;
  • Distinguir os principais sinais de alerta para as dificuldades de aprendizagem específicas;
  • Analisar procedimentos de avaliação no âmbito do diagnóstico das dificuldades de aprendizagem específicas;
  • Explorar metodologias de intervenção passíveis de se implementar no domínio das dificuldades de aprendizagem específicas;
  • Reconhecer a importância das medidas educativas especiais a aplicar nos casos de dificuldades de aprendizagem específicas.

Metodologias

Este curso, com um total de 25 horas, vai funcionar integralmente em regime e-learning. No âmbito das sessões síncronas realizadas, pretende-se proporcionar momentos geradores de interações múltiplas: formador-formando, formando-formador e formando-formando, criando-se assim oportunidades de partilha de conhecimento e de experiências.

Já nas sessões assíncronas, propõe-se a exploração dos conteúdos do curso do ponto de vista teórico. Esta componente incide sobre cada um dos temas previstos, com o formador a apresentar o quadro concetual que os sustenta, selecionando documentos e recursos teóricos que permitam o desenvolvimento de um trabalho adequado sob o ponto de vista metodológico e concetualmente rigoroso e coerente. Desenvolvida a fundamentação teórica, procura-se a cada conteúdo/módulo proporcionar aos formandos atividades práticas de exercitação das competências desenvolvidas, articulando-as com as situações vivenciadas na sua atividade pedagógica. Esses exercícios pretendem ainda estimular a visão prática dos conteúdos explorados, assim como proporcionar elementos que contribuam para a avaliação contínua do curso.

Formadoras

Ana Paula Pimentel Monteiro

Licenciatura em Psicologia Escolar e da Educação Instituição: Universidade do Minho

Licenciatura em Psicologia Clínica e da Saúde Instituição: Universidade do Minho

Mestrado Integrado em Psicologia Escolar e da Educação Instituição: Universidade do Minho

Pós Graduação em Medicina Legal

Pós-Graduação em Mediação de Conflitos em Contexto Escolar

 

Carina Liliana Ferreira Marques

Pós-Graduação em Educação Especial

Mestrado Integrado em Psicologia

Licenciatura (pré-Bolonha) em Psicologia

Acreditação

Esta ação de formação é acreditada pelo Conselho Científico-Pedagógico de Formação Contínua, em parceria com o Centro de Formação da Associação Casa do Professor, com 1 crédito para efeitos de progressão na carreira docente (CCPFC/ACC-100181/18).

Datas

Início: 29 de maio 2018    Fim (previsto): a definir

Duração

25 horas

Parceria

Associação Casa do Professor

Modalidade

E-learning

Área de Formação

Área B – Prática pedagógica e didática na docência

Destinatários

Professores de todos os grupos de recrutamento

137€

 Público geral

67€

Associados Casa do Professor

CONTACTE-NOS

Envie-nos uma mensagem, seremos breves na resposta.

Sending

©2018 ClickProfessor - Diretório Nacional de Professores

or

Log in with your credentials

Forgot your details?