Objetivos
- Distinguir as principais características associadas às dificuldades de aprendizagem específicas;
- Concetualizar a problemática das dificuldades de aprendizagem específicas nas suas dimensões preventiva, educativa e reeducativa;
- Distinguir os principais sinais de alerta para as dificuldades de aprendizagem específicas;
- Analisar procedimentos de avaliação no âmbito do diagnóstico das dificuldades de aprendizagem específicas;
- Explorar metodologias de intervenção passíveis de se implementar no domínio das dificuldades de aprendizagem específicas;
- Reconhecer a importância das medidas educativas especiais a aplicar nos casos de dificuldades de aprendizagem específicas.
Metodologias
Já nas sessões assíncronas, propõe-se a exploração dos conteúdos do curso do ponto de vista teórico. Esta componente incide sobre cada um dos temas previstos, com o formador a apresentar o quadro concetual que os sustenta, selecionando documentos e recursos teóricos que permitam o desenvolvimento de um trabalho adequado sob o ponto de vista metodológico e concetualmente rigoroso e coerente. Desenvolvida a fundamentação teórica, procura-se a cada conteúdo/módulo proporcionar aos formandos atividades práticas de exercitação das competências desenvolvidas, articulando-as com as situações vivenciadas na sua atividade pedagógica. Esses exercícios pretendem ainda estimular a visão prática dos conteúdos explorados, assim como proporcionar elementos que contribuam para a avaliação contínua do curso.
Formadoras
Licenciatura em Psicologia Escolar e da Educação Instituição: Universidade do Minho
Licenciatura em Psicologia Clínica e da Saúde Instituição: Universidade do Minho
Mestrado Integrado em Psicologia Escolar e da Educação Instituição: Universidade do Minho
Pós Graduação em Medicina Legal
Pós-Graduação em Mediação de Conflitos em Contexto Escolar
Carina Liliana Ferreira Marques
Pós-Graduação em Educação Especial
Mestrado Integrado em Psicologia
Licenciatura (pré-Bolonha) em Psicologia