Descrição
Objetivos
- (Re) conhecer a Web 2.0 e sua potencialidade para a aprendizagem;
- Potenciar a ligação entre tecnologia e conteúdos;
- Dominar definições de Recurso Educativo Digital. (Normas e Especificações);
- Conhecer Repositórios Educativos e as Licenças Creative Commons;
- Reforçar as competências do saber dos alunos: (a) criar um blogue;
- Explorar ferramentas para a criação de recursos educativos digitais: exemplos e exploração de funcionalidades;
- Potenciar e aprofundar competências do saber histórico : (b) elaborar gravações áudio e integrá-las em audioblogues; (c) criar podcasts.
Formador
Docente de História do Ensino Básico e Secundário, é licenciado pela Faculdade de Letras da Universidade do Porto, pós-graduado em Informática Educacional e Mestre em Ciências da Educação com tese de investigação ação sobre a aplicação do Moodle ao ensino e aprendizagem da Disciplina de História no ensino. Confesso adepto da aplicação das novas tecnologias ao processo educativo é formador creditado pelo Conselho Científico-Pedagógico da Formação Contínua. Formador na área da informática e da didática tem partilhado e divulgado boas práticas no âmbito da formação docente um pouco por todo o país. É também autor de artigos científicos em diversas publicações, congressos e formador na aplicação das novas tecnologias ao ensino–aprendizagem da História.