
Descrição
• Auxiliar o professor a conhecer as características inerentes às crianças com TEA.
• Apoiar o professor de forma e garantir que o processo de aprendizagem não fique prejudicado.
• Levar o professor a conhecer o aluno TEA e suas limitações, para melhor inclusão social.
• Ajudar o professor a adaptar e organizar melhor os seus planos de aula.
• Capacitar o professor no apoio de crianças TEA no processo de socialização.
Objetivos
• Identificar problemas de linguagem e comunicação nestas crianças.
• Entender o desenvolvimento cronológico da síndrome.
• Perceber as características associadas ao Autismo.
• Conhecer as Patologias associadas ao Autismo.
• Ajudar na Intervenção da comunicação e cognição
• Conhecer o DSM-V.
• Conhecer e aplicar Modelos de intervenção no Autismo
• Entender a Importância do envolvimento Parental no Autismo.
• Perceber a Importância A Escola e dos professores face ao Autismo.
• Conhecer atividades e Recursos de Comunicação Alternativa para autistas.
Formadoras
Pós-Graduação em Educação Especial Domínio Cognitivo-Motor, pelo ISCIAS Instituto Superior de Ciências da Informação e Administração de Aveiro. Pós-Graduação em Qualidade e Gestão em Entidades de Reabilitação, pela Universidade Lusíada de Famalicão. Especialização em Gestão das Organizações Sociais, pela Universidade Lusíada de Famalicão.
Formação em Micro MBA Gestão Empresarial, e formação contínua em gestão escolar, gestão de conflitos, teorias cognitivo-comportamentais, Tecnologias de informação e comunicação, supervisão de escolas e dificuldades de Aprendizagem.
Professora dos grupos 110 e 910 no ensino público, tem vindo a exercer a atividade docente de 1º Ciclo e Educação Especial, desde 2005 nos Agrupamentos de Escolas Gil Vicente, Agrupamento de Escolas Vale Milhaços, Agrupamento Escolas Amélia Rey Colaço, Escola Secundária de Cascais, Escola Secundária Romeu Correia, Escola Secundária Fernando Namora e Escola Secundária Sophia Mello Breyner. Desenvolveu atividade a nível do 1º ao 3º ciclo, incluindo trabalho em Unidades estruturadas.
Exerceu funções de formadora na empresa Qualidade de Basto, e de momento executa formação e-learning em diversas entidades a nível nacional, em Educação e ao nível da Qualidade e Gestão. É de momento também técnica Superior de Educação no Município de Vila Nova de Famalicão, fazendo parte integrante de um projeto em parceria com a Universidade do Minho.
Carla Dias é Licenciada em Professores de 2º Ciclo do Ensino Básico Variante Educação Visual e Tecnológica desde 2008, pelo Instituto Politécnico de Bragança, Escola Superior de Educação.
Tendo lecionado pelo Ministério de Educação, assim como por entidades privadas e públicas no primeiro ciclo, segundo ciclo e atividades de enriquecimento curricular nas áreas das expressões.
Em 2011 termina a Pós-Graduação em Educação Especial Domínio Cognitivo e Motor pelo Instituto Superior de Ciências de Informação e da Administração de Aveiro, trabalhando já nesta área pelo Ministério da Educação.
Em 2016 finaliza a Licenciatura em Gestão pela Universidade Aberta.
Sendo formadora certificada pelo IEFP e com a vasta experiência na área educacional desde 2009 que ministra formações na área educacional e muito recentemente na área de gestão.
Acreditação
Datas
Fim previsto: 27 mar 2023