Descrição
Este curso propõe responder às necessidades dos docentes no âmbito da apropriação de conhecimentos práticos e de estratégias motivacionais que permitam gerir uma aula, de modo a prevenir situações de indisciplina. O curso contempla uma abordagem aos comportamentos disruptivos e dá a conhecer formas eficazes de lidar com a indisciplina em sala de aula, contribuindo para a construção e um ambiente mais propício ao desenvolvimento das aprendizagens. Pretende – se assim, capacitar os docentes para desenvolverem formas de atuação que os possibilite afirmar a sala de aula como um espaço acolhedor e inclusivo.
Objetivos
• Discutir os tipos e as causas do comportamento disruptivo;
• Gerir e prevenir situações de indisciplina na sala de aula;
• Adquirir estratégias para lidar com indisciplina através de uma abordagem
à Educação Positiva;
• Melhorar as interações professor- aluno e aluno – aluno, visando optimizar os
processos de ensino e de aprendizagem;
• Contribuir para uma escola mais acolhedora e mais inclusiva.
• Gerir e prevenir situações de indisciplina na sala de aula;
• Adquirir estratégias para lidar com indisciplina através de uma abordagem
à Educação Positiva;
• Melhorar as interações professor- aluno e aluno – aluno, visando optimizar os
processos de ensino e de aprendizagem;
• Contribuir para uma escola mais acolhedora e mais inclusiva.
Formadora
Marta Costa é formadora certificada pelo IEFP e pelo Conselho Científico-Pedagógico de Formação Contínua. É licenciada em Psicologia Escolar e da Educação desde 2007 e é membro efectivo da Ordem dos Psicólogos Portugueses. Concluiu o Curso de Formação Profissional de E-Learning para Formadores, tendo já acumulado mais de 1900 horas de experiência em várias temáticas na área da Psicologia, Educação, Educação Especial, Saúde Mental, Desenvolvimento Infantil/Pessoal, Comportamental e Sociologia ministradas a diversas populações-alvo, em mais de 80 grupos de formação.
Colaboradora enquanto psicóloga no site Mãe-Me-Quer, em artigos do jornal i e do Jornal Montepio Jovem, bem como em artigos da Revista Sábado e da Revista Moda Kids, com a redacção/colaboração de/em artigos relacionados com a Psicologia, a Escola e a Educação.
Acreditação
Esta ação de formação é acreditada pelo Conselho Científico-Pedagógico de Formação Contínua, em parceria com o Centro de Formação de Escolas António Sérgio, com 25 horas (1 crédito) para efeitos de progressão na carreira docente.
Atenção: Esta ação não revela para efeitos do artigo 9º do Regime Jurídico (componente científico-pedagógica).
Datas
Início: 19/11/2024
Fim previsto: 12/12/2024
Duração
25 horas
Parceria
Centro de Formação de Escolas António Sérgio
Modalidade
E-learning
Área de Formação
B
Destinatários
Professores de todos os grupos de recrutamento