
Descrição
Este curso surge da crescente necessidade dos professores adquirirem a confiança e os conhecimentos necessários no sentido de contribuírem para a uma escola cada vez mais inclusiva. O processo de inclusão nas escolas, prevista na legislação portuguesa, deve abranger várias componentes educativas, incluindo um apoio direcionado dos docentes ao longo de todo o percurso escolar dos seus alunos.
Objetivos
A falta de informação relativa às diferentes problemáticas que afetam os alunos nas escolas, poderá ser colmatada através de um maior conhecimento acerca das principais causas que afetam a sua aprendizagem nas aulas.
Desta forma, são objetivos desta formação:
Desta forma, são objetivos desta formação:
– Conhecer alternativas que possam contribuir para uma ambiente e uma escola mais inclusiva;
– Refletir acerca do que é uma Escola Inclusiva;
– Compreender de que forma se deve gerir o processo de aprendizagem de cada aluno;
– Adquirir estratégias para cada caso, com base na assimilação da importância de recorrer a uma pedagogia diferenciada.
Formadora
Giovana Pires é formadora e investigadora nas áreas da Diversidade, Inclusão, Educação Especial e Práticas Pedagógicas. Doutora em Educação na área de Formação de Professores (Instituto de Educação/Universidade de Lisboa. Mestre em Educação Especial com Pós-graduação nas áreas de Gestão da Formação (INEP/Lisboa) e Psicologia aplicada no ramo da Psicopedagogia (Universidade Federal do Ceará/Brasil). Licenciada em Educação de Infância com reconhecimento das habilitações profissionais pela Direção Geral de Administração Escolar (DGAE) e Escola Superior de Educação de Lisboa (ESEL).
Acreditação
Esta ação de formação é acreditada pelo Conselho Científico-Pedagógico de Formação Contínua, em parceria com o Centro de Formação de Escolas Almadaforma, com 15 horas para efeitos de progressão na carreira docente.
Datas
Início: a definir
Fim previsto: a definir
Duração
15 horas
Parceria
AlmadaForma – Centro de Associação de Escolas do Concelho de Almada
Modalidade
E-learning
Área de Formação
B – Ciências da Educação
Destinatários
Professores de todos os grupos de recrutamento