Escrita Criativa em e_Learning

Descrição

Estudos do âmbito da neurociência têm permitido uma análise cada vez mais especializada do processo de ensino e aprendizagem, obrigando a escola atual a repensar velhos modelos. A plasticidade cerebral possibilita a interligação de processos morfológicos, fisiológicos e comportamentais, permitindo, por exemplo, reter e arquivar nova informação. Contudo, as funções cognitivas são potenciadas quando a criatividade é estimulada desde cedo.
Desta forma, cabe à escola a maximização de oportunidades de expressão criativa nos processos de ensino e aprendizagem, fortalecendo comportamentos que preparem o aluno a pensar de uma maneira autónoma, flexível e imaginativa. Assim, a importância que a escrita criativa assume passa, também, pelo domínio desta competência, potenciando a aprendizagem e motivando o desenvolvimento do pensamento divergente e o papel que a criatividade pode ter para encontrar soluções, quer a nível académico, quer a nível social e profissional. É de realçar, também, o facto de a escrita criativa contribuir para a auto-disciplina e domínio do processo de escrita, implicando organização do pensamento, a necessidade de este ser ordenado, claro e conciso, a par do domínio acrescido da competência gramatical, essencial à produção de um discurso percetível pelos outros e coerente.

Objetivos

  • Estimular a exploração da criatividade individual por parte dos formandos.
  • Motivar para a leitura e escrita literárias.
  • Encorajar o desenvolvimento do ensino de competências linguísticas de forma criativa.
  • Estimular o prazer de ensinar e aprender a língua recorrendo à sua manipulação escrita.
  • Reconhecer a escrita enquanto processo.
  • Mobilizar uma componente criativa no ensino curricular da língua portuguesa.
  • Criar elo de ligação entre comunidades de falantes / pedagogos da língua portuguesa.
  • Promover ambientes educativos motivadores e criativos, recorrendo a materiais e suportes variados.
  • Incrementar o domínio das novas tecnologias e explorar suportes plausíveis de estimular o gosto pela escrita.
  • Encorajar a prática da escrita através da experimentação.
  • Levar os(as) participantes a tomar consciência de instrumentos/estratégias que, muitas vezes, já utilizam, e/ou levá-los(as) a experimentar outros instrumentos/estratégias com outras potencialidades (mesmo que, na sua prática, acabem depois por os rejeitar).
  • Oferecer um ensino da literatura ativo e participativo, em vez de meramente recetivo.

Acreditação

Esta ação de formação é acreditada pelo Conselho Científico-Pedagógico de Formação Contínua, em parceria com o Centro de Formação de Escolas AlmadaForma, com 25 horas para efeitos de progressão na carreira docente.

Datas

Início: a definir

Duração

25 horas

Parceria

Centro de Formação de Escolas AlmadaForma

Modalidade

E-Learning (ensino à distância)

Área de Formação

Área A – Área da docência que constituem matérias curriculares nos vários níveis de ensino

Destinatários

Grupos 110 / 200 / 220 / 300

87€

Público geral

80€

Docentes do Agrup. de Escolas da Caparica

©2024 ClickProfessor - Formação à distância de um click

or

Log in with your credentials

Forgot your details?