Descrição
No que à escola diz respeito, é impossível promover competências socioemocionais nos alunos se esse trabalho não
começar nos docentes, uma vez que a liderança por intermédio da modelagem e do exemplo é aquela que mais
resultados (e mais duradouros) apresenta. Assim, este curso assume-se como uma oportunidade de formação dos
docentes nesta área, assente em três premissas: o reconhecimento e/ou desenvolvimento de competências de literacia
emocional, a aposta no desenvolvimento dessas mesmas competências nos alunos e ainda a importância de envolver as famílias neste processo. Propõe-se, assim, que esta ação possa dotar os docentes não apenas de conhecimentos teóricos sobre o tema, mas também de estratégias práticas para aplicar nos diferentes contextos, sendo desafiados a serem proativos no desenvolvimento das suas competências.
Objetivos
– Identificar os principais conceitos inerentes à inteligência emocional;
– Reconhecer a importância do auto-desenvolvimento da literacia emocional;
– Valorizar a importância de construir relações positivas com os alunos;
– Selecionar estratégias de gestão de comportamentos inadequados;
– Identificar formas de promover comportamentos positivos;
– Reconhecer a importância de envolver as famílias no desenvolvimento socioemocional dos alunos;
– Aplicar os conhecimentos adquiridos.
Formadora
Acreditação
Esta ação de formação é acreditada pelo Conselho Científico-Pedagógico de Formação Contínua, em parceria com o Centro de Formação de Escolas António Sérgio, com 25 horas (1 crédito) para efeitos de progressão na carreira docente.
Atenção: Esta ação não revela para efeitos do artigo 9º do Regime Jurídico (componente científico-pedagógica).
Datas
Início: 26/11/2024
Fim previsto: 19/12/2024
Duração
Parceria
Centro de Formação de Escolas António Sérgio
Modalidade
Área de Formação
C – Formação educacional geral e das organizações educativas