Descrição

A inteligência emocional tem, desde há uns anos, assumido uma particular importância no que diz respeito à forma como se gerem as pessoas e as próprias empresas. Ao invés de uma inteligência centrada em domínios maioritariamente cognitivos ou da aplicação prática de competências, cada vez mais se valorizam competências relacionadas com o saber ser e o saber estar, nomeadamente a compreensão e gestão das emoções, a regulação emocional, a empatia e a resolução de problemas assente na não menos importante capacidade de adaptação.
No que à escola diz respeito, é impossível promover competências socioemocionais nos alunos se esse trabalho não
começar nos docentes, uma vez que a liderança por intermédio da modelagem e do exemplo é aquela que mais
resultados (e mais duradouros) apresenta. Assim, este curso assume-se como uma oportunidade de formação dos
docentes nesta área, assente em três premissas: o reconhecimento e/ou desenvolvimento de competências de literacia
emocional, a aposta no desenvolvimento dessas mesmas competências nos alunos e ainda a importância de envolver as famílias neste processo. Propõe-se, assim, que esta ação possa dotar os docentes não apenas de conhecimentos teóricos sobre o tema, mas também de estratégias práticas para aplicar nos diferentes contextos, sendo desafiados a serem proativos no desenvolvimento das suas competências.

Objetivos

– Distinguir o conceito de inteligência do conceito de inteligência emocional;

– Identificar os principais conceitos inerentes à inteligência emocional;

– Reconhecer a importância do auto-desenvolvimento da literacia emocional;

– Valorizar a importância de construir relações positivas com os alunos;

– Selecionar estratégias de gestão de comportamentos inadequados;

– Identificar formas de promover comportamentos positivos;

– Reconhecer a importância de envolver as famílias no desenvolvimento socioemocional dos alunos;

– Aplicar os conhecimentos adquiridos.

Formadora

Marta Costa é formadora certificada pelo IEFP e pelo Conselho Científico-Pedagógico de Formação Contínua. É licenciada em Psicologia Escolar e da Educação desde 2007 e é membro efectivo da Ordem dos Psicólogos Portugueses. Concluiu o Curso de Formação Profissional de E-Learning para Formadores, tendo já acumulado mais de 1900 horas de experiência em várias temáticas na área da Psicologia, Educação, Educação Especial, Saúde Mental, Desenvolvimento Infantil/Pessoal, Comportamental e Sociologia ministradas a diversas populações-alvo, em mais de 80 grupos de formação. Colaboradora enquanto psicóloga no site Mãe-Me-Quer, em artigos do jornal i e do Jornal Montepio Jovem, bem como em artigos da Revista Sábado e da Revista Moda Kids, com a redacção/colaboração de/em artigos relacionados com a Psicologia, a Escola e a Educação.

Acreditação

Esta ação de formação é acreditada pelo Conselho Científico-Pedagógico de Formação Contínua, em parceria com o Centro de Formação de Escolas António Sérgio, com 25 horas (1 crédito) para efeitos de progressão na carreira docente.

Atenção: Esta ação não revela para efeitos do artigo 9º do Regime Jurídico (componente científico-pedagógica).

Datas

Início: 22/10/2024

Fim previsto: 14/11/2024

Duração

25 horas

Parceria

Centro de Formação de Escolas António Sérgio

 

Modalidade

E-learning

Área de Formação

C – Formação educacional geral e das organizações educativas

Destinatários

Professores de todos os grupos de recrutamento

98€

 Público geral

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