Transformar a Sala de Aula numa Sala de Pensar

Transformar a Sala de Aula numa Sala de Pensar: Filosofia para Crianças e Jovens

CALENDARIZAÇÃO

De 24 de jan. a 16 de fev. 2017

FORMATO

e-Learning

DESTINATÁRIOS

Professores de qualquer nível de ensino e grupo de recrutamento, incluindo Educação Especial.

ACREDITAÇÃO

Pendente

DURAÇÃO

25 horas

OBJETIVOS GERAIS

– Refletir sobre os referenciais teóricos da Filosofia para Crianças e Jovens;
– Analisar textos e contributos de M. Lipman, O. Brenifier e outros autores de referência, pensando com os especialistas;
– Construir agendas de discussão como ponto de partida dos exercícios de pensamento;
– Reconhecer provocações filosóficas em materiais como livros ou jogos;
– Contribuir para o desenvolvimento profissional e pessoal dos Professores, bem como para as aprendizagens dos alunos.

RAZÕES JUSTIFICATIVAS DA AÇÃO

Os profissionais da educação manifestam vontade em inovar, em experimentar algo novo. Aquilo que propomos como novo tem mais de 2500 anos e remonta ao tempo em que Sócrates passeava pela cidade de Atenas, promovendo o diálogo com quem por ele passava.
São esses diálogos que pretendemos resgatar para a sala de aula, sob a égide da filosofia para crianças, um movimento criado por M. Lipman. O professor de lógica criou, algures em 1960, um programa que visava o “treino” dos pensamentos crítico, criativo e cuidativo, junto dos mais novos. Desde então outros autores têm colocado estas práticas em prática (perdoem-nos a redundância), destacando-se na Europa o autor de muitos livros para crianças, O. Brenifier.

1ª SESSÃO

– Porquê a filosofia para crianças (FpC) e jovens nas escolas? – um pouco de história.

2ª SESSÃO

–  A proposta de currículo de M. Lipman.

3ª SESSÃO

– A filosofia prática de O. Brenifier.

4ª SESSÃO

– E em Portugal?

5ª SESSÃO

-Contributos de outros autores de referência: Worley, Murris, McCall, Stanley.

6ª SESSÃO

– Levar a  FpC para a minha sala de aula – como?

7ª SESSÃO

-Criação de agendas de discussão / o que é uma provocação filosófica?

 

Aviso: Uma das dificuldades com a qual nos deparamos em Portugal relaciona-se com a ausência de materiais , de qualidade, traduzidos para português. Esta dificuldade prende-se também ao nível dos recursos para aprendizagem e investigação, por parte de quem, tal como vós, participa em cursos no âmbito da filosofia para crianças e jovens.
Assim sendo, o curso contempla links, artigos, bibliografia em línguas como o inglês, o francês e o castelhano.
Caso haja algum formando com dificuldade no acesso a uma destas línguas, é favor comunicar com a equipa da ClickProfessor para que possamos encontrar uma solução que não impeça ninguém de aceder aos conteúdos programáticos do curso.

Joana Rita Sousa

Filosofia

@joanarssousa


Resumo

Sou licenciada em Filosofia e mestre em Recursos Humanos, com uma tese inovadora na área da filosofia aplicada às empresas e organizações. Frequentei três pós-graduações: recursos humanos, consultoria de empresas e filosofia para crianças. Frequento actualmente o 2º ano do mestrado em filosofia para crianças.

Actualmente, sou formadora nas áreas da filosofia, filosofia para crianças e criatividade. Tenho vindo a trabalhar nas escolas do 1º ciclo, como técnica de AEC e como supervisora de AEC – sempre na área da filosofia para crianças.

Em 2007 certifiquei-me na técnica Six Thinking Hats, de Edward de Bono. Na área da filosofia para crianças, tenho feito formação com os mais diversos especialistas. Destaco o professor Oscar Brenifier (Institut de Pratiques Philosophiques, em França), bem como a formação junto do Centro de Filosofia para Niños (em Espanha).

Desde 2008 que tenho viajado pelo país, ministrando oficinas de filosofia para os mais novos e acções de formação para professores, educadores e agentes educativos.
Fui convidada, em 2011, para dar formação a professores e educadores, na Escola Portuguesa de Moçambique, em Maputo. Tenho colaborado com centros de formação em Portugal Continental, Açores e Madeira.

Registo mais de 600 horas de prática, com as crianças e jovens, tendo trabalhado nos mais diferentes contextos: escolas, jardins de infância, ATL, centros de estudo, ginásios, entre outros.

Conto com algumas comunicações em congressos e encontros académicos e algumas publicações – em Portugal e em Espanha.

Sou responsável pela organização dos encontros Sentir Pensamentos | Pensar Sentidos – filosofia para crianças e criatividade, desde 2011, em parceria com Celeste Machado.

Pagamento por transferência bancária (após efetivar a transferência, solicitamos que  remeta o respetivo comprovativo para o email dep.financeiro@clickprofessor.pt).

DADOS DE PAGAMENTO

Nº de Conta (CGD)   0706 005391 530
IBAN   PT50 0035 0706 00005391 530 75
Swift/BIC   CGDIPTPL

VALOR

55€ (IVA incluído) – valor promocional até 9 de jan. 2017

CONTATE-NOS

Envie-nos uma mensagem, seremos breves na resposta.

Enviando

©2017 ClickProfessor - Comunidade e Diretório Nacional de Professores

ou

Fazer login com suas credenciais

ou    

Esqueceu sua senha?

ou

Create Account